VITÓRIA! METALÚRGICOS CONQUISTAM 100% DO INPC E 13% DE TÍQUETE

Os metalúrgicos do Espírito Santo já podem comemorar.

Após uma intrincada negociação com o Sindicato Patronal, a categoria encerra o ano de 2020 com avanços expressivos, colocando fim à greve que teve início no dia 26 de outubro.

A decisão de aprovar a proposta negociada pelo Sindimetal-ES e voltar ao trabalho foi tomada pelos metalúrgicos no início dessa semana.

A pressão da categoria, somada a experiência da diretoria do Sindimetal-ES, obrigaram os patrões a aceitarem o pleito dos metalúrgicos e fechar a nova Convenção Coletiva de Trabalho garantindo 14,28% de reajuste no cartão alimentação dos companheiros que atuam nos grandes complexos (ArcelorMittal Tubarão, Vale, Petrobras, Portocel, Simec, Samarco, Jurong, Suzano e Canexus) e 9,68% para quem labora fora. Além disso, os trabalhadores conquistaram 4,77% de reajuste sobre os salários e as demais cláusulas econômicas, entre elas os pisos de ingresso e profissional, o que é uma grande conquista, haja vista a proposta inicial dos patrões que era manter os valores dos pisos e não reajustar os salários.

Porém, a maior vitória foi a garantia de todas as cláusulas da CCT, como plano de saúde, auxílio funerário, seguro de vida, horas extras, garantia noturna e à gestante, entre outros direitos e benefícios, que desde o ano passado vêm sendo ameaçados pelos patrões.

Se faz necessário sempre lembrar que esses avanços, como todos os outros já obtidos até hoje, só foram conquistados porque os metalúrgicos bravamente foram à luta. Mais uma vez, os companheiros se uniram ao Sindimetal-ES e, com determinação e coragem, enfrentaram a intransigência dos empresários que visam lucro acima de tudo e para isso tentam precarizar cada vez mais a mão de obra daqueles que geram suas riquezas: os empregados.

O Sindimetal-ES parabeniza a todos e convida os companheiros que ainda não são sindicalizados a se sindicalizarem e fortalecerem ainda mais o nosso Sindicato.

Botão Voltar ao Topo