IRRESPONSABILIDADE: JURONG COLOCA VIDA DOS EMPREGADOS EM RISCO

Num ato desesperado de manter a produção a todo custo, o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) não poupa os riscos à vida dos empregados.

Um exemplo claro da falta de valor dado aos trabalhadores pôde ser visto na manhã desta sexta-feira (10), quando, para furar a greve, empregados que atuam nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente foram transportados em uma lancha, em condições totalmente adversas à segurança, como a falta de coletes salva-vidas. Segundo os empregados da Jurong, houve inúmeras ameaças para que esses trabalhadores voltarem ao trabalho, em sua maioria oriundas do chefe da segurança, que inclusive aparece no vídeo dentro da lancha para impedir que os empregados “escapassem”.

O que chama atenção é que esses trabalhadores são os que fiscalizam a segurança no estaleiro e são eles que cobram dos demais empregados quando os protocolos são descumpridos. São eles também que esclarecem sobre o direito de recusa. Portanto, é estranho que com todo o conhecimento esses trabalhadores tenham embarcado em um transporte tão inseguro. O que nos levar a crer é que houve uma grande pressão, de modo que os companheiros não viram outra alternativa que não fosse colocar suas vidas em risco para atender a ganância da empresa.

O Sindimetal-ES acionou o Ministério do Trabalho e tomará todas as demais medidas necessárias para garantir a segurança e o direito de greve dos trabalhadores.

A atitude irresponsável da Jurong é característica antiga. Todos os anos, durante as paralisações dos metalúrgicos, atos absurdos como esse são vistos. Em 2015, de forma covarde, a empresa manteve cerca de 40 empregados trancados em uma sala, sob coação de polícias à paisana, para obrigá-los a assinar demissões por justa causa. Após ação do Sindimetal-ES, as demissões arbitrárias foram rechaçadas pela Justiça, que obrigou o EJA a readmitir todos os trabalhadores.

Apesar da pressão e das ameaças, os metalúrgicos, como sempre, seguirão firmes no propósito de avançar em direitos e salários e o Sindimetal-ES está de olho em cada passo dado pela Jurong que venha a prejudicar os empregados. O sindicato não medirá esforços para defender os trabalhadores, para isso pedimos aos companheiros que todas as ameaças ou situações de assédio sejam gravados, fotografados e enviados ao sindicato. Só assim poderemos tomar todas as medidas cabíveis para proteger os metalúrgicos.

Nossa União Nos Faz Fortes!

Veja no vídeo a Jurong fazendo o transporte dos trabalhadores pelo mar, sem nenhuma segurança: https://youtu.be/V5gChgbMpOE

Botão Voltar ao Topo