METALÚRGICOS DA GERDAU APROVAM PROPOSTA E FECHAM ACT 2021/2022

Os metalúrgicos da Gerdau aprovaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/2022 da empresa durante as assembleias realizadas pelo Sindimetal-ES. A proposta teve 54% de aprovação, 45% de reprovação e houve 1% de votos brancos ou nulo.
Os trabalhadores terão reajuste salarial de 7,38%, sendo 5% retroativo a 1º de agosto e 2, 38% a partir de janeiro de 2022. Além disso, o novo ACT estabelece a inclusão da ultrassonografia da mama nos exames periódicos e abono no valor de R$ 2,800.
O baixo índice de aprovação da proposta mostra a insatisfação dos trabalhadores. Apesar dos esforços da diretoria e da categoria, os ganhos ficam muito abaixo do que a empresa teria condições de pagar. A Gerdau registrou no primeiro semestre deste ano lucro líquido de 6,4 bilhões, um aumento de 1.092%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Trata-se de uma empresa intransigente, que trata os companheiros da empresa de forma diferenciada em relação aos ganhos, além de não pagar o reajuste salarial com o valor do INPC completo.
É importante lembrar que o sucesso da Gerdau ocorre graças ao empenho e dedicação dos empregados. É preciso que os companheiros sejam valorizados, que é quem realmente está à frente da produção.