METALÚRGICOS ABREM CONGRESSO NA LUTA POR DIREITOS RETIRADOS E MAIS DIVERSIDADE

Os constantes ataques aos direitos dos trabalhadores, principalmente, após as nefastas reformas governistas, acontecidas após o golpe da presidenta Dilma e a importância da diversidade na sociedade foram temas de destaque na abertura do9º Congresso dos Metalúrgicos do Espírito Santo, realizado pelo Sindimetal-ES, na noite desta sexta-feira (29), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida.

O  presidente do Sindimetal-ES, Max Célio de Carvalho, convocou os trabalhadores para o enfrentamento: “Estamos aqui na representatividade da classe trabalhadora, como na busca da igualdade racial e de gênero.” O senador Fabiano Contarato ressaltou que passamos por um processo de “uberização” na relação trabalhista, com retirada de todos os direitos dos trabalhadores.

O encontro, aberto  oficialmente pelo diretor Nicolas Sousa Mende segue até domingo (30) com o tema: Organização, Unidade e Representatividade Sindical. Metalúrgicos capixabas debatem os principais impactos e desafios para a classe trabalhadora, as lutas e mobilizações e suas contribuições em nível estadual, nacional e internacional.

A presidente do PT no Estado, Jackeline Rocha, ressaltou a necessidade de recuperar e manter os direitos dos trabalhadores, “Não somos um contracheque, nossos postos de trabalho vêm sendo precarizados”.

A presidenta da CUT-ES, Clemildes Cortes Pereira, lembrou que a luta contra as desigualdades deve continuar e convidou a todos e todas para participarem no dia 20, nas ruas, em defesa do movimento negro e da juventude.

Para o presidente do CNM/CUT Paulo Cayres, a mesa de abertura representou, com sua composição, a luta contra questões como o racismo, homofobia, feminicídio, machismo. Saudou aos participantes e destacou o espaço de enfrentamento e de renovação com a presença da juventude.

Os delegados participantes (filiados e aposentados) têm direito a voz e voto. O evento também conta com a presença de observadores e convidados sem direito a voto. Também será realizada a posse da nova direção do Sindimetal-ES, eleita com 96% dos votos e construído um Plano de Lutas para a categoria (2021/2025).

E como disse, o senador Contarato no final de sua fala, citando Thiago de Mello: “Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.”

https://bit.ly/SindimetalFiliado
Botão Voltar ao Topo