Para preservar empresários, Gilmar Mendes suspende julgamento da aplicação do IPCA na correção de ações trabalhistas

Em mais um golpe contra os trabalhadores, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, atendendo aos interesses da elite financeira e do empresariado, decidiu suspender todos os processos que julgam a possibilidade de correção dos valores devidos em ações trabalhistas pelo percentual da inflação do período, medido pelo IPCA, no lugar da Taxa Referencial, que hoje é de 0%. Em resposta à decisão, o Sindimetal-ES se uniu à ação das Centrais Sindicais para derrubar a liminar, que prejudica diretamente cerca de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
Para o Sindimetal-ES a decisão é mais um exemplo do desrespeito sistemático que se tem feito à pauta dos direitos dos trabalhadores, que estão cada vez mais precarizados e desprotegidos. Não podemos aceitar que a classe trabalhadora seja, mais uma vez, penalizada para proteger os interesses de empresários que, além de desrespeitarem direitos trabalhistas, são maus pagadores.
A hora é de mobilização, não só das Centrais e dos Sindicatos, mas de toda a classe trabalhadora. Vamos seguir pressionando para que os trabalhadores e suas representações sejam ouvidos e valorizados.