SEM AVANÇOS EXPRESSIVOS, NOVA PROPOSTA DA SAMARCO É REPROVADA PELO SINDIMETAL-ES NA MESA DE NEGOCIAÇÃO

Os diretores do Sindimetal-ES reprovaram na mesa de negociação, nesta quarta-feira (29), mais uma proposta da Samarco para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022. Foi a quinta reunião do Sindicato com a mineradora e a segunda proposta reprovada ainda na mesa de negociação.
A recusa à proposta é porque o Sindicato entende que ela não sequer se aproxima do pleito dos metalúrgicos.
A Samarco apresentou a proposta de somente 8,5% de reajuste, sendo 7% retroativo a 1 de setembro deste ano e mais 1,5 de reajuste a ser aplicado em março de 2022 sobre os salários de agosto de 2021. Além disso, um abono de R$ 1.100,00 a ser pago como bônus no cartão alimentação em duas parcelas de R$ 550,00 cada.
O Sindimetal-ES não aceitou ainda a cláusula relativa a Trabalho Remoto apresentada pela empresa. Para o Sindicato, o assunto deve ser discutido em negociação coletiva específica. Também foi questionado pelo sindicato a retenção de 3/12 do 13 salário, contido na Ação de Recuperação Judicial da empresa.
O Sindimetal-ES voltará a se reunir com a Samarco nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30. O Sindicato seguirá firme para que as pautas e direitos dos trabalhadores sejam atendidos, cumprindo o seu papel, mesmo diante de todas as dificuldades e desafios.