METALÚRGICOS DA ARCELORMITTAL REPROVAM PROPOSTA PARA ACORDO DE TURNO

Os metalúrgicos da ArcelorMittal Tubarão rejeitaram a proposta de renovação do atual acordo de turno de revezamento, proposto pela empresa. Durante as assembleias realizadas nos últimos dias, 1.034 trabalhadores (55%) votaram pelo NÃO. Optaram pelo SIM um total de 826 metalúrgicos e 9 votaram nulo ou branco, o que representa 1% dos votantes. No total, 1.869 companheiros participaram da votação.

Na proposta da ArcelorMittal constou as seguintes condições: Manter o pagamento suplementar de 30 minutos por dia trabalhado, possibilitando que os empregados realizem a troca de turno e o adicional de turno de 8% e demais adicionais legais inerentes ao turno ininterrupto, com o prazo de vigência do acordo de 24 meses, a contar a partir de 8 de maio. Na escala de trabalho está previsto o turno de revezamento em jornada de 10 horas líquidas de trabalho e 2 horas de intervalo, intrajornadas que poderão ser fracionadas, respeitada uma hora para almoço/jantar e jornada média semanal de trabalho de 35 horas.

Os trabalhadores fizeram uma contraproposta que será levada para reunião com a empresa que prevê a renovação do turno 4 x 4, mas com 1 ano de duração, com adicional noturno de 70%, horas extras para a equipe do turno de 150%, em qualquer dia e horário, e adicional de turno de 20%, em uma opção. No outro modelo, os companheiros reivindicam um acordo de 2 anos, com adicional de turno de 10% no primeiro ano e mais 10% no ano seguinte, hora extra de 150 ̈% e adicional noturno de 70%.

Botão Voltar ao Topo