EMPRESAS FAZEM PROPOSTAS DE ANTECIPAÇÃO COM O DOBRO DE REAJUSTE APRESENTADO PELO SINDICATO PATRONAL

Desde que a greve dos metalúrgicos começou, no dia 27 de outubro, até esta segunda-feira (07/11), 26 empresas já procuraram o Sindimetal-ES e apresentaram suas propostas para pôr fim à greve dos empregados, contrariando a orientação do Sindifer (Sindicato Patronal) de não ceder à pressão da categoria.
O que chama a atenção é que todas as propostas têm índices que são o dobro do proposto pelo Sindifer (Sindicato Patronal). Todos os acordos fechados estabelecem, pelo menos, 10% de reajuste nos salários, frente ao míseros 5% apresentados pelo Sindifer.
Ao contrário do Sindicato Patronal, que opta pela intransigência, as empresas sabem onde o calo aperta e, para evitar maiores prejuízos com a paralisação dos empregados, preferem negociar até chegar a um acordo.
A decisão dessas empresas é muito mais sábia e sensata do que a do Sindifer e, além de por fim ao impasse com os empregados, evidencia que, de modo geral, os empresários têm condições de atender o pleito dos metalúrgicos sim.
O Sindimetal-ES lembra que para os metalúrgicos dessas empresas em que acordos de antecipação forma firmados a greve já foi encerrada, porém a paralisação para os demais companheiros permanece. E, caso a negociação com Sindifer avance e a Convenção Coletiva seja fechada com índices superiores aos acordados, prevalece o estabelecido na convenção.