METALÚRGICOS DA INDÚSTRIA INICIAM CAMPANHA SALARIAL 2022/2023
Já começou a Campanha Salarial 2022-2023 dos metalúrgicos que atuam na indústria no Espírito Santo e seguem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) negociada entre o Sindimetal-ES e o Sindifer (Sindicato Patronal).
As assembleias que colocaram o edital de abertura em votação aconteceram na última semana nas portarias da Vale, em Carapina, da ArcelorMittal Tubarão, da Samarco, em Anchieta, do Estaleiro Jurong, em Aracruz, da Weg e da Brinox, em Linhares. O Sindimetal-ES também esteve na Marcopolo, em São Mateus.
Durante as assembleias, os metalúrgicos já adiantaram alguns pleitos que estarão na pauta de reivindicações e que nos próximos dias será entregue aos patrões, entre eles: reajuste salarial de 100% do INPC e mais 7% de ganho real, contrato de experiência de 30 dias, piso profissional por função, plano de saúde com custo zero para os empregados, fim do aviso trabalhado.
Neste ano, haverá uma mudança na forma de negociação e os metalúrgicos sindicalizados terão direitos e benefícios diferenciados. Isso mesmo, o Sindicato vai pleitear itens e valores de benefícios específicos para aqueles companheiros que, por meio da sindicalização, fortalecem a categoria e ajudam na luta por melhorias.
Para o tíquete-alimentação, o Sindicato vai reivindicar um valor mensal de R$ 730,00 para os sindicalizados e de R$ 300,00 para quem não é sindicalizado.
Em relação às horas extras, o Sindicato vai defender que os sindicalizados recebam 125% da hora trabalhada de segunda a sexta-feira e 150% para folgas, finais de semana e feriados. Para os metalúrgicos não sindicalizados fica mantido o que determina a CLT, 50% de segunda a sexta-feira e 100% em finais de semana e feriados.
Esse modelo de negociação é uma forma encontrada pelo Sindimetal-ES para valorizar os companheiros que entendem a importância do Sindicato e contribuem com a entidade e com o fortalecimento da categoria.
Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se.
Acesse o link e preencha a ficha.