PROPOSTA DA SAMARCO É REPROVADA PELO SINDIMETAL-ES NA MESA DE NEGOCIAÇÃO

O Sindimetal-ES e a Samarco voltaram a se reunir nesta quarta-feira, 23, em Belo Horizonte, para mais uma rodada de negociação da campanha salarial.

Para a surpresa do Sindimetal-ES, a empresa apresentou uma proposta muito aquém do que merecem os empregados, com reajuste salarial de somente 8,5%, abaixo da inflação acumulada no período, e 8,83%, equivalente ao INPC, para as demais cláusulas econômicas.

A proposta foi reprovada na mesa de negociação pelo Sindimetal-ES e pelo Metabase Mariana. Os representantes dos trabalhadores se recusam a levar para aprovação uma proposta que não apresente sequer a reposição da inflação.

“Não dá para aceitar uma proposta que não reconhece o valor dos trabalhadores da Samarco, especialmente após tudo que eles enfrentaram e fizeram pela mineradora depois do acidente com a barragem”, revelou o presidente do Sindimetal-ES, Max Célio de Carvalho.

Na proposta da empresa ainda está a manutenção do limite de três vezes o teto da Previdência Social para considerar os empregados hipersuficientes e manutenção das atuais coberturas e procedimentos, valores de reembolso corrigidos pelo INPC no plano de saúde AMS.

Os Sindicatos lutam para que seja anistiada a antecipação de um salário de PPR, ocorrida em setembro e que a empresa apresente na próxima reunião, agendada para o dia 01 de dezembro, estudo de reajuste salarial escalonado contemplando ganho real.

Botão Voltar ao Topo