SINDIMETAL-ES PROTOCOLA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS METALÚRGICOS DO SETOR NAVAL

O Sindimetal-ES protocolou hoje, 03, no Sindifer (Sindicato Patronal), a pauta de reivindicações dos metalúrgicos do Setor Naval para a Campanha Salarial 2023-2024.
Até o ano passado, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor abrangia somente os trabalhadores do Estaleiro Jurong Aracruz. No entanto, neste ano, a convenção passa a contemplar também os metalúrgicos da Subsea e da Manserv, empresas localizadas em Anchieta.
Essa mudança traz uma nova dinâmica à negociação, permitindo que mais empresas participem da discussão. “Diferente das negociações anteriores, onde apenas a Jurong ditava as regras, dessa vez o Sindicato Patronal deverá indicar diretores ou representantes das empresas para compor a comissão de negociação e discutir a renovação da convenção coletiva. Isso garante uma representação mais ampla e diversificada dos interesses dos trabalhadores”, explica o diretor do Sindimetal-ES, Roberto Pereira.
Entre as reivindicações estão reajuste salarial de 100% do INPC com mais 5% de ganho real, a pauta dos trabalhadores inclui também o reajuste de 15% nos valores dos pisos e um auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 1.000,00, tíquete-alimentação em dobro nas férias, tíquete a título de cesta de natal, plano de saúde nacional extensivo à família, sem coparticipação e com custo de no máximo 10,00 mensais. Questões relacionadas à jornada de trabalho em turnos e ao trabalho embarcado também estão incluídas na pauta.
“Esses pleitos apresentam desafios específicos que precisam ser abordados de forma adequada e nós do Sindimetal-ES estamos preparados para isso, inclusive buscando avanços nessas questões, afirma o diretor”.
O Sindimetal-ES lembra aos companheiros a importância da participação ativa de todos nesse processo de negociação, pois é através da união e mobilização que conquistas significativas podem ser alcançadas. Juntos, podemos construir um setor naval mais forte, justo e valorizado para todos os metalúrgicos.