SEM AVANÇOS, PROPOSTA DA SAMARCO É REJEITADA PELO SINDIMETAL-ES NA MESA DE NEGOCIAÇÃO

O Sindimetal-ES enfrenta enormes desafios durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Samarco, mas seguirá obstinado na defesa dos interesses dos metalúrgicos. 

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23), em Belo Horizonte, o Sindicato rejeitou, ainda na mesa de negociação, o reajuste salarial proposto pela mineradora de apenas 7% (abaixo da inflação acumulada que está acima dos dois dígitos).

A empresa apresentou o mesmo índice para o aumento no cartão alimentação, o que também foi rejeitado pelo Sindimetal-ES, que entende que é preciso um reajuste diferenciado no benefício, levando em consideração a alta exorbitante que os produtos alimentícios tiveram nos últimos meses e que o custo desse aumento para a empresa não representa muito.

Outra reivindicação do Sindimetal-ES é a manutenção e garantia da data-base. A Licença Remunerada Óbito de apenas dois dias também foi questionada.

O que se vê é que a Samarco, desta forma, desrespeita muito os companheiros, apresentando uma vergonhosa proposta, muito distante do pleito dos trabalhadores.

O Sindimetal-ES se recusou a levar as propostas para a assembleia dos trabalhadores porque acredita que os companheiros, que dão duro diariamente para reerguer a empresa após o acidente em Mariana, merecem muito mais.

O empenho do Sindimetal-ES é árduo. Ontem, proposta da Samarco neste teor já tinha sido recusada em reunião.  As próximas reuniões estão marcadas para acontecer na próxima semana.

Estamos em um momento de tentativas de inúmeros retrocessos em relação aos direitos dos trabalhadores, capitaneado por um Governo que não se cansa em prejudicar todas as categorias. É preciso que faça justiça aos trabalhadores e à dedicação de cada dia, garantindo que acordos sejam fechados com avanços.

 O Sindimetal-ES continuará cumprindo o seu papel, mesmo diante de todas as dificuldades e pede a todos os companheiros da Samarco que estejam unidos ao Sindicato nesta luta.

Nossa união é o que nos faz fortes!

Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se e fortaleça a luta dos metalúrgicos do Espírito Santo. Acesse o link e preencha a ficha.
https://bit.ly/SindimetalFiliado

Botão Voltar ao Topo