METALÚRGICOS DA SEATRIUM DÃO INÍCIO À CAMPANHA SALARIAL 2026/2027
Nesta sexta-feira, 26, os metalúrgicos da Seatrium deram início, na manhã desta sexta-feira, à Campanha Salarial 2026 para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Durante a assembleia, os trabalhadores apresentaram os principais pontos que entendem ser necessários para compor a pauta de reivindicações deste ano. Entre eles, reajuste salarial equivalente à inflação do período com acréscimo de 10% de ganho real, PLR no valor de 6 mil, entre outras. O Sindimetal-ES irá consolidar as sugestões apresentadas e construir a proposta que, posteriormente, será submetida à apreciação da categoria antes de ser encaminhada à negociação com a empresa.
Na assembleia, o Sindimetal-ES também dialogou com os trabalhadores sobre a importância da redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução de salários. “Atualmente, a Seatrium é a única empresa de grande porte do Espírito Santo que ainda não implantou a jornada de 40 horas semanais. Ao contrário do que alguns setores tentam fazer a sociedade acreditar, a redução da jornada não quebra empresas. Grandes companhias do estado, inclusive prestadoras de serviços que atuam dentro da própria Seatrium, já adotaram a escala de 40 horas e seguem produzindo, gerando empregos e obtendo resultados positivos”, destacou Roberto Pereira, diretor do Sindimetal-ES.
O diretor lembrou que a redução da jornada representa mais qualidade de vida, mais tempo para a família e mais saúde para os trabalhadores, sem prejuízos à atividade econômica.
A data-base dos metalúrgicos da Seatrium é 31 de agosto. O Sindimetal-ES espera que, neste ano, a empresa esteja verdadeiramente comprometida com o diálogo e apresente propostas que valorizem os trabalhadores e atendam às demandas da categoria.
A Seatrium possui um histórico de negociações difíceis, marcadas por impasses e pela necessidade de intensa mobilização dos trabalhadores para garantir avanços. Por isso, o Sindicato espera uma postura diferente em 2026, pautada pelo respeito às negociações e pela construção de soluções que beneficiem ambas as partes.
Os metalúrgicos da Seatrium são regidos por um Acordo Coletivo de Trabalho específico, negociado diretamente entre o Sindimetal-ES e a empresa, e não pela Convenção Coletiva da Indústria Metalúrgica. Isso ocorre em razão das particularidades das atividades desenvolvidas pela empresa e da necessidade de estabelecer regras e benefícios próprios, adequados à realidade dos trabalhadores da Seatrium.

