EVITE PERNADAS, FAÇA SUA HOMOLOGAÇÃO NO SINDIMETAL-ES

Trabalhador, fique atento para não tomar pernada do patrão no momento do desligamento da empresa. O metalúrgico tem o direito de optar por fazer a homologação no Sindimetal-ES, que conta com uma equipe especializada para defender os direitos conquistados pelos companheiros. Antes, não havia essa opção, era só junto aos empresários.
O direito foi uma conquista do Sindimeta-ES e está na Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022, na cláusula 45 – Homologação: “No caso de rescisão contratual dos empregados será facultado ao empregado com mais de um ano de serviço, a assistência do Sindimetal-ES para homologação da rescisão sem ônus para as partes nos termos do parágrafo, segundo o artigo 477 da CLT”.
O problema é que empresários mal-intencionadas estão tentando penalizar os trabalhadores, que por vezes passam anos se dedicando ao trabalho, e não arcam com todos os valores que devem aos companheiros quando são desligados. Tem empresas que estão enviando as rescisões dos trabalhadores por e-mail, para que eles não compareçam a empresa.
Há casos constatados por diretores do sindicato em que, quando a homologação acontece na empresa, ocorrem erros de cálculos, com trabalhadores recebendo menos. Os erros estão sendo nas rescisões e também na multa do FGTS, e daí, depois os metalúrgicos precisam procurar o sindicato para tentar reverter. Uma grande covardia com quem por anos se dedicou à empresa, gerando lucro para os patrões.
Portanto, não vacile. Exerça seu direito, faça sua homologação no Sindicato e evite perdas. O Sindimetal-ES tem uma equipe altamente preparada e qualificada para fazer a sua homologação.