METALÚRGICOS DA ARCELORMITTAL TUBARÃO RENOVAM ACORDO DE TURNO
Após mais uma rodada de assembleias, os metalúrgicos da ArcelorMittal Tubarão aprovaram, nesta quarta-feira (9), a renovação do modelo de escala de turno de revezamento. A proposta foi aprovada por 88,6% dos votantes.
O acordo prevê a continuidade do turno de 10 horas de trabalho com 2 horas de descanso/alimentação intrajornada, além de manter o pagamento suplementar de 1/2 hora como troca de turno. Ainda há a orientação de que, em caso de hora extra, o período a ser lançado é de 12 horas (não é reconhecido, entretanto, o adicional de 1/2 hora para troca de turno na hora extra).
O atual acordo vence no próximo dia 7 de maio, mas o Sindimetal-ES buscou antecipar a renovação. Assim, como a empresa não demonstrou interesse em discutir os termos econômicos neste momento, a orientação do sindicato foi pela renovação do que está vigente. A expectativa é que os avanços econômicos sejam debatidos durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Na mesma votação, 75% dos trabalhadores optaram pelo fim do fornecimento do lanche in natura que está muito ruim e seja substituído por um valor a ser negociado e incluído no cartão alimentação.
Diante do resultado, o Sindimetal-ES vai reivindicar para a empresa o estabelecimento de um cronograma para tratar dessa demanda legítima da maioria dos trabalhadores.